quinta-feira, 7 de maio de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA MARIA SYLVIA


Centro de Estudos Supletivos – CES, foi implantado pela Eletronorte e Camargo Correa, no Canteiro de Obras da Vila Permanente (antiga Temporária II) em 03 de março de 1979 e autorizado em 13 de junho do mesmo ano. Ele surgiu em decorrência do grande fluxo de trabalhadores analfabetos ou com o mínimo de formação que se deslocaram de suas terras para esta cidade em busca de trabalho. O objetivo principal da criação do C.E.S. foi oferecer através da educação básica uma “melhor” qualificação aos seus empregados, a fim de que estes tivessem melhor desempenho de suas atividades laborais, atendendo as exigência do mercado de trabalho.

No segundo semestre do ano de 1989 fecha-se o C.E.S., de responsabilidade da Construtora Carmargo Corrêa, que administrava todas as escolas da Unidade Integrada de Ensino, deixando muitos alunos em fase de conclusão do http://www.portal.ufpa.br/ensino fundamental, oferecido através da instrução modular personalizado.
Porém, mediante incontáveis protestos dos alunos, o governo estadual assumiu total responsabilidade pela instituição de ensino, dando assim continuidade aos referidos cursos, através de contratação de professores e funcionários que se empenhavam no atendimento dos alunos até a fase da conclusão do curso.
Em 1991, através da Portaria 302/91, criou-se o Centro de Estudos Supletivos Profª Mª Sylvia dos Santos, Localizado à Rua Itaipu s/nº - Vila Permanente – Tucuruí/PA, respaldado e amparado pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, cujo prédio foi cedido pela Eletronorte.
A denominação da escola representa a justa homenagem que a equipe técnica e administrativa da SEDUC dedicou a Diretora de Ensino, que faleceu em um acidente aéreo, nesse período quando se deslocava a trabalho ao interior do estado.


2 comentários:

  1. Olá bom dia,gostaria que vcs me ajudassem a pegar um historico desta escola,fui aluna da escola Maria sylvia no ano de 2006 e estou em outro estado e nao pegei a declaração escolar, e estou precisando para o mercado de trabalho,por favor se possivel me mande aluga informação..meu nome é Marta de Oliveira soares..contato:genes-10@hotmail.com
    obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Estudei nessa escola no ano de 1988 mudei de estado até hj não tenho como comprovar que estudei não peguei nem uma declaração moro longe em Manaus nunca mais voltei aí será que tenho chances de consegui isso? Me chamo Helena Maria Feitosa

    ResponderExcluir