sábado, 16 de maio de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
HISTÓRICO DA ESCOLA MARIA SYLVIA
Centro de Estudos Supletivos – CES, foi implantado pela Eletronorte e Camargo Correa, no Canteiro de Obras da Vila Permanente (antiga Temporária II) em 03 de março de 1979 e autorizado em 13 de junho do mesmo ano. Ele surgiu em decorrência do grande fluxo de trabalhadores analfabetos ou com o mínimo de formação que se deslocaram de suas terras para esta cidade em busca de trabalho. O objetivo principal da criação do C.E.S. foi oferecer através da educação básica uma “melhor” qualificação aos seus empregados, a fim de que estes tivessem melhor desempenho de suas atividades laborais, atendendo as exigência do mercado de trabalho.
No segundo semestre do ano de 1989 fecha-se o C.E.S., de responsabilidade da Construtora Carmargo Corrêa, que administrava todas as escolas da Unidade Integrada de Ensino, deixando muitos alunos em fase de conclusão do http://www.portal.ufpa.br/ensino fundamental, oferecido através da instrução modular personalizado.
Porém, mediante incontáveis protestos dos alunos, o governo estadual assumiu total responsabilidade pela instituição de ensino, dando assim continuidade aos referidos cursos, através de contratação de professores e funcionários que se empenhavam no atendimento dos alunos até a fase da conclusão do curso.
Em 1991, através da Portaria 302/91, criou-se o Centro de Estudos Supletivos Profª Mª Sylvia dos Santos, Localizado à Rua Itaipu s/nº - Vila Permanente – Tucuruí/PA, respaldado e amparado pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, cujo prédio foi cedido pela Eletronorte.
A denominação da escola representa a justa homenagem que a equipe técnica e administrativa da SEDUC dedicou a Diretora de Ensino, que faleceu em um acidente aéreo, nesse período quando se deslocava a trabalho ao interior do estado.
PERFIL DA ESCOLA
Atualmente, este estabelecimento de ensino está íntegrado à rede pública municipal, através do processo de municipalização das escolas estaduais de Tucuruí, em 1998, passando a se chamar, em consonância a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª Mª Sylvia dos Santos, atendendo as seguintes modalidades distribuídas em turmas que funcionam nos turnos manhã, tarde e noite.
Ensino Fundamental Regular – 5ª a 8ª série com frequência mínima de 75%, conforme L.D.B
1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos, ofertando o 1º Ciclo do ensino fundamental em duas etapas – 1ª etapa (1ª e 2ª série) e 2ª etapa (3ª e 4ª série).
2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos, atendendo na 3ª etapa (5ª e 6ª série) e 4ª etapa (7ª e 8ª série).
Sistema Modular Personalizado de 5ª a 8ª série, ministrado através de módulos, abrangendo as disciplinas básicas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Hoje, a escola atende a 704 alunos distribuídos nas série e etapas nos três turnos.
Em relação aos recursos humanos a escola conta com 01 diretora, 01 vice-diretora, 01 Orientador Educacional, 03 supervisoras, 22 professores, 01 Secretário, 06 auxiliares de secretaria, 02 Assintente de Informática, 06 merendeiras, 06 zeladoras e 03 vigias.
O Conselho Escolar é formado por 02 pais de aluno, 01 professor, 01 membro de comunidade, 01 funcionário de secretaria, 01 funcionário de zeladoria e a direção de escola. O mesmo é renovado a cada 02 anos.
O prédio onde funciona a escola, foi adaptado da Educação Infantil para a Modalidade Educação de Jovens e Adultos, uma vez que é composto dos seguintes espaços: 07 salas de aulas, 01 sala de vídeo e leitura, 01 sala de atendimento ao modular, 01 secretaria, 01 sala dos professores, 01 almoxarifado, 01 sala de direção, 01 copa, 01 espaço coberto destinado ao refeitório, 01 espaço aberto destinado a recreação, 01 sala de orientação, 01 sala de informática, 01 banheiro masculino, 01 banheiro feminino, 01 banheiro para professores e funcionários.
A educação deste Estabelecimento de Ensino está fundamentada, numa Visão Estratégica formada pelos seguintes princípios:
Valores
Excelência: Buscamos qualidade e excelência em todos os serviços prestados aos alunos e a comunidade;
Participação: Trabalhamos em equipe e cada pessoa contribui, no limite de sua participação nas atividades escolares, valorizando o respeito, a criatividade e a solidariedade;
Inovação: Buscamos e incentivamos formas apropriadas e inovadoras para soluções de problemas que frutifiquem em resultados positivos na melhoria do processo ensino aprendizagem.